Munck: Algumas dúvidas mais comuns

São equipamentos montados sobre caminhão convencional (com chassis alongado) ou concebidos num conjunto que já compreende caminhão e equipamento num só. São usados para a movimentação de cargas na construção civil, descarga de maquinário, montagem de estruturas e movimentação de tanques, silos, entre outras utilidades.

Sinônimos Guindauto, munck, guindaste rodoviário

Leia mais em ECiVIL

A utilização de caminhao guindastes na Construção Civil está cada vez mais comum, principalmente com a chegada no mercado dos pré-moldados empregados em em grandes Obras Comerciais. Robustos e Imponentes, os Guindastes chegaram para atender um mercado cada vez mais exigente no que diz respeito a Qualidade e Velocidade das Obras. Os Pré-moldados reduz o Efetivo da obra, evita disperdício dos Insumos, tem Qualidade e rapidez. Mas todas essas vantagens estão intimamente ligada a um bom planejamento da utilização do Equipamento evitando-se assim que ele fique o menor tempo possível na ociosidade.

O Caminhão Munck de diversas capacidades estão presentes em todas as obras, desde a Fundação até o término da obra. Além de transportar Armações, Telas, Blocos, Elevadores, Caixas d´agua, Transformadores, o Caminhão Guindaste é usado para Montagem e desmontagem de gruas, Cargas, Descargas Transportes internos e externos entre outros.

Solicitar visita ao local da Obra: O auxílio de um Profissional especializado pode diminuir custos, e é imprescindível para assegurar o sucesso no uso do maquinário. O Técnico faz um estudo das condições da Obra, coleta dados do local onde equipamento irá operar inclusive peso da Carga,altura da instalação e Raio de ação – “Centro de Giro até o Centro de Gravidade da peça.”. Com esses dados em mãos, o Técnico pode definir o tipo de Equipamento e ainda fazer uma previsão do tempo necessário de Locação dos Equipamentos. Pode ainda dar soluções quanto ao posicionamento e utilização dos equipamentos durante o período de Obra. Esse procedimento de contratação pode significar um Cronograma Físico dentro do prazo e Redução de custos..

Itens a serem verificados no local:

a) Verificar a Estabilidade do Solo onde será patolado o Caminhão Munck .
b) Acessos ao Local da Obra.
c)Redes de Alta Tensão.
d) Dependendo do Local da Obra é importante o trabalho do Sinaleiro.

Vale lembrar que o uso de Caminhão Guindaste é sempre arriscado. Por isso também é importante ficar atento às Regras de Segurança.
É obrigatório o uso de uniforme e capacetes, assim como isolamento da Área de risco, pois os Guindastes giram a 360 graus e pode bater com a lança ou contra peso em algo.
Também é necessário a presença de um responsável para garantir que ninguém transitará pela área de ação dos equipamentos, enquanto estiver em movimento.
Verificar se as amarrações são adequadas, se as manilhas estão bem dimensionadas ,trava de segurança.
Não deixar que a lança passe por cima de nada, que possa vir a ser afetado (danificado) em caso de acidente.
Observar a Tabela original de Carga. O ideal é que o Equipamento suspenda entre 75% e 85% de sua capacidade evitando-se assim acidentes, quebra e Tombamento do maquinário. Portanto é importante fazer um Plano de Rigging para estabelecer os requisitos mínimos obrigatório de segurança á serem observados num canteiro de Obras.           

-Solo:Deve deve estar compactado e nivelado. Se estiver sem pavimentação, utilizar ” rachão” . Este procedimento e imprescindível para evitar que o equipamento afunde ou tombe.
-Acesso á Obra: Cuidar para que a área em que o equipamento irá trabalhar esteja livre.
-Alta-tensão: Existem normas estaduais de segurança para utilização de equipamentos perto dos fios de Alta-tensão, neste item, a segurança é a principal preocupação.
-O operador está relativamente seguro dentro do equipamento, mas as pessoas em volta podem sofrer acidentes sérios.
-Manter sempre uma distância segura dos fios de Alta-tensão e, caso necessário, pedir a companhia de Energia elétrica local que providencie o Isolamento.
-Vale lembrar que a hora/máquina de um Guindaste é cara: Logo se ele atola ou entala o resultado é um grande prejuízo.

Centro de gravidade ou baricentro de uma peça, é a posição onde pode ser considerada a aplicação da força da gravidade, pois o peso de um corpo atua no seu centro de Gravidade. Onde Peso e Força de tração se anulam.Obs:Cada ponto da peça é atraído para o centro da terra sob a inflruência do Campo Gravitacional.

-Equilibrio Instável: Se o centro de gravidade estiver acima do centro de suspensão, o equilíbrio é instável (fig.4). Deslocando-se ligeiramente a placa da posição de equilíbrio, girando-a em torno de O e abandonando-a em seguida, ela de afasta ainda mais da posição de equilíbrio (fig.5).
-Ponto de Equilíbrio Estável: Ocorre quando uma placa de centro de gravidade CG é suspensa pelo ponto O (fig.1). Nesta posição de equilíbrio, as forças que agem na placa são o peso P, aplicado no centro de gravidade CG, e a força de suspensão F, aplicada em “O”. nessas condições, F e P devem ser opostas. Para isso, o ponto de suspensão “O” e o centro de gravidade CG devem pertencer à mesma reta vertical (fig.2)..

Contato

Entre em contato com a DRL Transportes, esclareça suas dúvidas, mande sugestões.

Para contratar nossos serviços utilize o formulário ao lado ou se preferir:


Tel.: (11) 94025-4219 (Whatsapp)

drl@munckdrl.com.br